Cláudia Mello nasceu em uma família de atletas e professores de educação física. Teve uma infância cercada por bolas em ambientes desportivos. Antes de entrar para o mundo da dança, jogou voleibol e praticou e deu aulas de Hatha Yoga.
Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Com Penha de Souza fez sua formação em dança moderna. Foi na escola dela que começou a dar aulas em 1973. Desde então desenvolveu método próprio de ginástica e organização corporal tendo trabalhado também nas escolas de Yolanda Verdier, Cláudia Chatti, Balleteatro e Ismael Guiser.
Em 1992, abriu sua academia, onde, além de fazer o trabalho de ginástica e organização corporal, começou a desenvolver sua técnica de dança para não-bailarinos.
Entre 1999 e 2012 organizou e dirigiu espetáculos de dança com suas alunas.
Desenvolveu e deu um curso de formação na sua técnica de ginástica e organização de 2003 a 2006.
Atualmente organiza flashmobs que “apresenta” em espaços públicos.
Formação em técnicas e métodos “fisioterápicos”:
Fez a formação completa no Projeto Convergências, da Angela Santos, baseado nas técnicas de RPG de Philippe Souchard, de Coordenação Motora de S. Piret e M.M. Béziers, e de Ginástica Holística de Mme. Ehrenfried.
Estudou e se formou em Cadeias Musculares com Mme. Godelieve Dennis-Struyff e equipe, no Institut des Chaînes Musculaires, em Arras (França), Bruxelas (Bélgica) e São Paulo (Brasil).
Fez cursos do Método de Coordenação Motora com Mme. Béziérs, na escola de Ivaldo Bertazzo.
Desde 2018 vem se aprofundando nos estudos das fáscias junto à Universidade da Fáscia, com Johannes Freiberg.
Formação em dança:
Fez dança moderna com Ruth Rachou, Sonia Mota e Maria Duchenes. Em Nova Iorque, em 1975, fez aulas nas escolas de Jane Lewis (Martha Graham), Merce Cunningham, Luigi, Jojo Smith e Raoul Gelabert.
Estudou ballet clássico com Neyde Rossi, Yolanda Verdier, Ady Addor, Yara Von Lindenau, Marisa Magalhães e Ismael Guiser, na escola de quem trabalhou por 11 anos.
Como bailarina, participou da primeira formação do Grupo Experimental de Dança, dirigida por Penha de Souza e foi uma das criadoras do Grupo Andança.